Câmara de Maringá aprova criação de 42 novos cargos comissionados e cinco efetivos para nova legislatura
04/01/2025
Proposta surgiu devido ao aumento de oito vereadores em 2025. Segunda votação aconteceu em sessão extraordinária, neste sábado (4). Aprovação foi unânime entre os parlamentares. Com unanimidade, vereadores de Maringá aprovam criação de 42 novos cargos comissionados e
A Câmara Municipal de Maringá, no norte do Paraná, aprovou com unanimidade a criação de 42 cargos de confiança para atender a nova legislatura, que passou de 15 para 23 vereadores em 2025. A segunda discussão do Projeto de Lei (PL) aconteceu em sessão extraordinária neste sábado (4).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Cada vereador tem direito a quatro assessores. Com o aumento de oito cadeiras no legislativo, será possível contratar 32 para os novos gabinetes.
O projeto também prevê a criação de 10 vagas para servidores de carreira, para estrutura da própria câmara. Os cargos são de advogado, auxiliar administrativo, assessor legislativo e assessor administrativo.
Atualmente, a Câmara de Maringá possui 68 cargos comissionados. Com a aprovação do projeto, o número salta para 110.
Além disso, o PL também cria mais cinco vagas para servidores efetivos, cujo cargos são para advogado, assessor administrativo, assessor legislativo, contador e assistente administrativo. Essas vagas deverão ocupadas por meio da realização de um concurso público.
Nenhuma emenda foi adicionada ao projeto, portanto a terceira discussão prevista para acontecer no domingo (5) foi cancelada.
O custo extra para os cofres públicos será de R$ 400 mil, caso a lei seja sancionada pelo prefeito Silvio Barros (PP).
LEIA TAMBÉM:
Suspeitos: Adolescente de 14 anos é morto no Paraná enquanto tirava mangas de pé; polícia divulga fotos de suspeitos
Conflito: Quatro indígenas Avá-Guarani são baleados em novo conflito no Paraná; uma criança está entre feridos
Tragédia: Passageira que morreu após carro bater de frente com Audi no Paraná deixou três filhos; mais novo é bebê de cinco meses
Câmara de Maringá
Marquinhos Oliveira/Câmara Municipal de Maringá
VÍDEOS: Mais assistidos g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste.