VÍDEO: caminhão-tanque é atingido e arrastado por trem ao tentar cruzar ferrovia, no Paraná
17/04/2025
(Foto: Reprodução) Acidente aconteceu em Jandaia do Sul. Companhia ferroviária diz que veículo avançou preferencial. Caminhão ficou preso em ribanceira, perto de casas. Caminhão-tanque é atingido e arrastado por trem ao tentar cruzar ferrovia, no Paraná
Um caminhão-tanque foi atingido e arrastado por um trem ao tentar cruzar a ferrovia em Jandaia do Sul, no norte do Paraná, na manhã desta quinta-feira (17). O acidente foi filmado por uma câmera de segurança. Assista ao vídeo acima.
De acordo com a Rumo, companhia ferroviária responsável pelo trecho, o caminhão-tanque cruzou a preferencial da Avenida Dr. Tancredo de Almeida Neves.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Com o impacto, o veículo foi arrastado por aproximadamente 200 metros e caiu em uma ribanceira, perto de casas.
A companhia disse que o maquinista, que não ficou ferido, acionou a buzina e os freios de emergência.
A área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros para a retirada do motorista com ferimentos leves. O veículo transporta combustível, mas estava vazio no momento da batida.
O caminhão-tanque foi retirado do local, com o uso de escavadeiras, depois de quatro horas de trabalho.
Caminhão-tanque foi retirado depois de quatro horas de trabalho.
Reprodução/RPC
A Prefeitura de Jandaia do Sul informou, em nota, que irá solicitar reforço na sinalização à Rumo.
A Rumo, também em nota, disse que as cancelas não são efetivas por serem frequentemente vandalizadas. A empresa ressaltou a importância de respeitar a sinalização já existente.
Em nota ao g1, a empresa ON Petro Combustíveis, que é responsável pelo caminhão-tanque, informou que o motorista está bem e recebendo todo o suporte necessário, assim como seus familiares. Disse ainda que os foram apenas materiais, não havendo nem impactos ambientais decorrentes do ocorrido.
"Desde o primeiro momento, o Comitê de Gestão de Eventos Extraordinários da ON Petro acompanha o caso de forma rigorosa. Dados preliminares dos sistemas de telemetria e monitoramento do veículo indicam que o caminhão trafegava em velocidade inferior ao limite permitido para a via e que os freios foram acionados antes do cruzamento, ao ser percebida a aproximação da composição ferroviária", informou a nota.
A empresa ainda ressaltou no posicionamento que o sinal luminoso de advertência do local não teria sido acionado no momento da travessia. A ON Petro afirmou que está colaborando com as autoridades na apuração dos fatos e reforçou o compromisso com a segurança, a transparência e o respeito à vida.
LEIA TAMBÉM:
Ponta Grossa: Casal suspeito de matar empresário foi filmado fazendo compras com cartão dele no dia em que corpo da vítima foi encontrado
Despedida: Morre Chacon, sósia do cantor Roberto Carlos há mais de 50 anos em Curitiba
RMC: Após 29 dias foragido, suspeito de manter companheira em cárcere por 5 anos é preso
Mesma cidade registrou acidente entre trem e ônibus com cinco mortes
No dia 9 de março de 2023, um ônibus com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) avançou sobre a linha férrea e foi atingido pelo trem. Segundo os bombeiros, o veículo foi arrastado cerca de 30 metros do local após a batida e passageiros foram arremessados.
Cinco pessoas morreram e 13 ficaram feridas.
Na época, as investigações constataram que o ônibus estava com várias irregularidades. Uma delas era que o motorista estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e o veículo estava rodando sem autorização desde 2019.
Na época, o condutor foi ouvido pela Polícia Civil (PC-PR) e alegou que prestou socorro às vítimas, mas deixou o local do acidente com medo de ser agredido.
Morador registra momento do resgate após batida entre trem e ônibus em Jandaia do Sul
Colaboração/Binho Vox
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região no g1 Norte e Noroeste.