(Foto: Reprodução) Nos últimos anos, dois drinks dominaram os balcões dos bares no Brasil: de um lado, o gin tônica e todas suas variações (mais ou menos secas e aromática); do outro, o Aperol Spritz, com seu sabor adocicado e levemente herbáceo.
Agora, tudo aponta para que um novo ingrediente esteja se tornado o queridinho do público e dos bartenders: é o Moscatel de Setúbal, um vinho doce e fortificado originário de Portugal, conhecido como “sol na garrafa” por sua linda cor âmbar e alaranjada, e que é muito versátil na coquetelaria.
Drinks elaborado com essa bebida já são uma tendência entre os jovens portugueses e a moda está começando a ganhar força também no Brasil. O coquetel mais famoso é o Tuga Spritz, uma releitura do tradicional Aperol Spritz, criado pelo bartender italiano Simone Faresin no bar Secret Garden, em Lisboa.
A receita do Tuga Spritz
O Tuga Spritz é um coquetel muito fácil de preparar em casa e capaz de surpreender os amantes das boas bebidas. É leve, refrescante e muito aromático. É perfeito para o happy hour, para acompanhar uma tarde na praia ou na piscina e para refrescar as noites mais quentes.
Ingredientes
100 ml de Moscatel de Setúbal DOC Adega de Palmela
Água tônica o quanto basta
Gelo o quanto basta
1 rodela de laranja
Modo de preparo
Adicione cubos de gelo até 2/3 de uma taça balloon.
Acrescente o vinho e complete com água tônica.
Sirva com uma rodela de laranja.
Vinho Moscatel de Setúbal: o que é
O Moscatel de Setúbal é um vinho fortificado, doce e aromático, produzido na região de Setúbal, a cerca de 30 quilômetros ao sul de Lisboa, em Portugal.
Em 1907, a região do Moscatel de Setúbal foi demarcada, sendo a segunda mais antiga de Portugal, após a do Douro.
Na Denominação de Origem Setúbal são elaborados exclusivamente vinhos generosos – licorosos de forte personalidade – conhecidos como o Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal, variedades de uvas muito aromáticas e naturalmente doces que são perfeitas para esse tipo de bebidas.
Moscatel de Setúbal DOC Adega de Palmela
Divulgação
Nesta maravilhosa terra, de solo argilo-calcário e clima mediterrâneo, nasce o Moscatel de Setúbal da vinícola Adega de Palmela. É um vinho de uma linda cor âmbar com reflexos dourados. Os aromas lembram cascas de laranja, mel, frutos secos e chá. Em boca, tem frescor, equilíbrio e boa persistência. Tem potencial de guarda de muitos anos.
É perfeito como aperitivo à temperatura de 10ºC ou como digestivo à temperatura de 16ºC. Acompanha doces portugueses e chocolate preto.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.