Chile também produz Malbecs elegante, saboroso e redondo
17/04/2025
(Foto: Reprodução) Uva tinta tradicional na Argentina encontrou outro terroir muito interessante. Uva tinta icônica da Argentina, a Malbec ultrapassou a Cordilheira dos Andes e encontrou outro terroir perfeito no Chile, onde nascem vinhos elegantes e saborosos e que hoje oferecem uma alternativa para quem quiser provar rótulos de outras regiões.
Oriunda da região de Cahors, no sudoeste da França, a Malbec chegou na América do Sul no século 19 onde se adaptou muito bem ao clima e solo. Nas últimas décadas, virou um símbolo da vitivinicultura argentina, enquanto o Chile ganhou fama por seus Cabernet Sauvignons e Sauvignon Blancs.
Mas as vinícolas chilenas também reconheceram o potencial da Malbec e nos últimos anos lançaram rótulos cada vez melhores e surpreendentes.
O Malbec chileno é cultivado em regiões mais frias e é caracterizado por grande frescor e elegância. Em boca, é encorpado, tem sabor de frutas vermelha, os taninos são macios e sedosos. É perfeito para acompanhar carnes grelhadas.
Nesta Dia da Malbec, comemorado em 17 de abril, conheça cinco vinhos chilenos elaborados com essa uva!
Caliterra Reserva Malbec
Divulgação
A Caliterra é uma vinícola chilena localizada no renomado terroir do Vale de Colchágua, comprometida com a sustentabilidade ambiental.
Este vinho tinto apresenta aromas de mirtilos, ginja e violetas acompanhado de notas picantes e herbais como pimenta rosa, alecrim e estragão. Em boca, é fresco e de grande vivacidade, muito fácil de beber.
Metade do vinho amadurece por 6 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso. É perfeito para acompanhar massas ao molho sugo e de carnes, pizzas e bruschettas.
Caliterra Petreo Malbec
Divulgação
Vinho complexo com aromas minerais, notas de flores como violeta e frutas como framboesas e groselha, pimenta-do-reino e cedro. Em boca, é mineral, suculento e cheio de frutas e sabores florais. Elegante e fresco, tem estrutura profunda, taninos presentes e redondos. Potencial de guarda de 10 anos.
Amadurece 18 meses em barricas de carvalho novas e usadas, sendo 30% do vinho em recipientes de argila.
A safra 2020, disponível no Brasil, recebeu 96 pontos Descorchados.
Santa Carolina Reservado Malbec
Divulgação
Vinícola centenária do Chile, a Santa Carolina é uma das marcas mais poderosas do mundo.
Este vinho apresenta aromas de frutas negras e vermelhas, amoras e ameixas com notas florais que lembram violetas. Em boca, possui bom volume e equilíbrio, estrutura suave com uma saborosa mistura de sabores frutados e especiarias adocicadas.
É perfeito com carnes vermelhas, massas e queijos curados.
Carolina Gran Reserva Assemblage
Divulgação
Este vinho é um blend das uvas Malbec e Cabernet Sauvignon. Possui belos aromas de frutas vermelhas frescas, baunilha, tabaco e toques de especiarias. Em boca, é equilibrado, elegante, com taninos macios e de ótima persistência.
Amadureceu por 8 meses em barricas de carvalho francês e é perfeito com carnes vermelhas, massas com molhos intensos e queijos curados.
Tabali Transversal Mezcla de Tintos
Divulgação
Tabali é uma vinícola familiar fundada por Guillermo Luksic e hoje é comandada por seu filho Nicolás. Produz exclusivamente vinhos de terroir que transmitem com pureza e precisão o local de origem.
Este tinto é um blend de Cabernet Franc, Malbec, Syrah e Cabernet Sauvignon com aromas complexos que vão desde florais a frutados, como mirtilos, amoras e groselhas, além de notas de madeira.
Em boca, é redondo e frutado com taninos muito macios, final longo, equilibrado e persistente. Amadureceu 20 meses em barricas de carvalho francês. Harmoniza à perfeição com carnes grelhados e assadas.
A safra 2019, disponível no Brasil, recebeu 94 pontos, seja pelo guia Descorchados e pelo crítico James Suckling.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.